terça-feira, 13 de julho de 2010

Aliado ao Exercício Físico, uma mudança de maus hábitos alimentares vai ajudar-te a obter resultados fantásticos





Este é o grande segredo para perder peso e não o ganhar de novo. Algumas pequenas mudanças podem fazer toda a diferença

A mudança dos hábitos alimentares é, sem sombra de dúvida, a maneira mais correcta de controlares o teu peso a longo prazo. Mesmo depois de uma dieta bem sucedida é preciso aprender a manter o peso. Segue as nossas dicas e truques e vais ver que os resultados vão compensar.

1) Tenta reduzir na quantidade de comida ingerida. Quantas vezes não continuamos a comer depois de estarmos saciados só porque a comida está muito boa? Come mais devagar mastigando bem os alimentos e apreciando o seu sabor. Desta forma demoras mais tempo a ingerir a comida, digere-a melhor e ficas saciado comendo muito menos.

2) Controla a ingestão de gorduras. Esta técnica é extremamente eficiente. A gordura engorda muito porque tem mais do dobro das calorias que as proteínas ou os carbohidratos. Acostuma-te a ler os rótulos dos alimentos quando os compras e escolhe os que contêm menos gramas de gordura por cada 100 gramas. Sempre que possas muda para as versões light ou diet dos seus alimentos preferidos. Por exemplo, substitui a maionese normal pela sua versão de dieta. Muda, aos poucos, do leite normal para leite meio gordo e depois para leite magro. Escolhe os queijos mais magros, compra carne pouco gorda e retira os restos visíveis de gordura da mesma antes de cozinhar. Evita os fritos a todo o custo e usa pouco azeite ou óleo como tempero. Apesar do azeite ser uma gordura saudável engorda tanto como as outras. Utiliza-a moderadamente.

3) Aumenta o consumo de vegetais. Especialmente legumes e verduras.

4) Reduz o consumo de álcool. O álcool tem muitas calorias.

5) Reduz também nos alimentos com muito açúcar como doces e bolos. Substitui o açúcar no café e no chá por adoçante sintético. Substitui os refrigerantes pelas suas versões light.

6) Faz exercício. A prática regular de exercício aumenta o teu metabolismo, queima calorias, modera o apetite e ainda te afasta do frigorífico. Além de ajudar a perder peso, o exercício firma os músculos e melhora a aparência. Não é preciso um exercício muito intenso. Uma hora de actividade física, duas vezes por semana e uma caminhada de meia hora ao fim de semana são suficientes para manter um nível de metabolismo adequado. Escolhe uma actividade desportiva que gostes. O melhor exercício não é o mais extenuante, mas sim o que mais aprecias. Assim, será menos provável que desistas. O que vale é a persistência. Depois, há pequenos truques que podes incluir na tua rotina diária como ir pelas escadas em vez de apanhares o elevador, ir a pé ao banco que fica a 500 metros em vez de levar o carro ou não apanhar o metro para fazer uma viagem entre duas estações consecutivas.

7) Verifica se estás a comer porque tens fome ou se comes por motivos emocionais. Muitas pessoas comem por motivos emocionais e não por fome. Alguns comem quando estão tristes, outros quando estão solitários, deprimidos ou zangados. Reconhecer essas situações é o primeiro passo para as controlar. De nada serve andares a controlar-te toda a semana para depois estragar tudo e ingerir 3000 calorias quando estás zangado com o teu patrão.

8) Tem atenção às situações de risco: jantares de amigos, férias, festas, viagens e feriados. Sabe o que fazer para evitar engordar. Tenta manter a actividade física habitual. Não precisas de fazer desses dias um sacrifício vendo os outros comer comida saborosa enquanto ficas infeliz a um canto, mas não precisas de sair de lá empanturrado de tanto comer. Prova um pouco de cada prato, mas não comas demasiado. Presta mais atenção às pessoas do que à comida.


De nada serve usar estas dicas cegamente durante um mês e depois abandoná-las a todas porque uma é difícil de seguir. O segredo está em adoptar uma técnica e praticá-la até que se torne um hábito. Isso leva aproximadamente seis meses.

Faz as mudanças de modo gradual. Começa com a técnica que melhor se adapta aos teus interesses e necessidades. As mudanças graduais são as mais eficazes no controle do peso.

Não adoptes uma dica que lhe exija um sacrifício demasiado alto. Se realmente detestas desporto talvez possas substituir o exercício por uma caminhada a pé ou por um maior controle do número de calorias ingeridas. Se após 2 meses ainda detestas o gosto do café com adoçante sintético não insistas, põe mesmo açúcar e corta nas sobremesas.

Compra uma boa balança, de preferência electrónica, fixa um peso realista mais 1 Kg que o teu peso actual e nunca o ultrapasses. No dia em que tiveres 100 gramas a mais perde-as rapidamente. Não deixes que elas se transformem em 500 gramas e depois em 1 quilo e depois em 5.

1 comentário: